A Análise Bioenergética é uma escola de psicoterapia corporal que visa uma forma singular de atuação. Desenvolvida a partir das observações e convivência de A. Lowen com o médico e psicanalista austro-húngaro Wilhelm Reich, aplica os conceitos da psicanálise aliados a exercícios físicos que têm como papel, a expressão das emoções pelo movimento do corpo.
Os grandes avanços nos últimos tempos de sintomas e males psíquicos ligados a não conexão do homem com as vivências ao seu redor e com seu corpo, fazem da Bioenergética um caminho cada vez mais procurado por milhares de pacientes onde a clínica de Lowen está presente.
A diversificação de abordagens também proporcionou, dentro de nossa história, expandir a atuação além de nossa sede em São Paulo, percorrendo cidades brasileiras e outros países.
O intercâmbio de vivências é ferramental importante de reciclagem e atualização do corpo docente. A partir da troca de conhecimentos com o International Institute for Bioenergetic Analysis – IIBA são repassados conceitos de Neurociência, Fisiologia e outros conceitos.
Tudo começou em um workshop, na cidade de Salvador – Bahia, com Alexander Lowen e as participações dos trainers internacionais Frank Hladky e Liane Zink, fundadora e presidente do Instituto de Análise Bioenergética – IABSP. O instituto surgiu com a proposta de trazer para o Brasil abordagens inovadoras em Psicoterapia Corporal.
ALAEXANDER LOWEN: Médico e psicoterapeuta americano, o pai da Análise Bioenergética. Criou as bases de diversos procedimentos psicoterapêuticos que envolvem corpo‑mente.
Durante seis anos, workshops foram realizados em São Paulo, Salvador e Recife em nome da Sociedade de Análise Bioenergética do Nordeste (SABNB).
Desde 1989, o IABSP conta com uma equipe de professores – especialistas, mestres e doutores – altamente qualificados. Nos últimos anos o Instituto formou mais 10 mil analistas bioenergéticos com conhecimento clínico e social.
Em junho foi inaugurada a nova sede do IABSP em São Paulo, na Rua Madalena, 145.
Instituto de Análise Bioenergética de São Paulo. 2021. Todos os direitos reservados.