REPOSITÓRIO

Monografias de nossos alunos sobre temas relacionados à Análise Bioenergética. Clique sobre o nome para ver a descrição do trabalho

Reflexões sobre as formas de padecimento psíquico do sujeito contemporâneo nos levam, irremediavelmente, ao fenômeno das compulsões, encarado na psicopatologia atual como marca da cultura do excesso narcísico (Stacechen e Bento, 2008). Diante destas patologias da voracidade, insaciedade e insatisfação, o analista é duramente exigido a suportar altas tensões e, ao mesmo tempo, manter a flexibilidade sem perder o rigor e a consistência do trabalho a ser realizado. A questão que se coloca é como escutar, compreender e endereçar as queixas sobre comportamentos compulsivos e impulsivos, que rasgam famílias e esgarçam relações no limite da hetero e autodestrutividade? Em busca do que estarão estes indivíduos? Sentem fome de quê? Qual o (s) trabalho (s) corporal (is) adequado e favorecedor de desenvolvimento e estruturação para o atendimento destes pacientes? Faremos um recorte específico sobre a toxicidade das paixões em pacientes dependentes químicos, discutindo a aplicabilidade das técnicas da Análise Bioenergética, em particular, como construir o grounding nestes casos, sob a perspectiva psicodinâmica da personalidade borderline. A partir da descrição de um caso clínico, surgirão sugestões de desdobramentos do trabalho corporal, partindo de Reich e Lowen, até os representantes do período atual pós-Lowen, nos aproximando da clínica do manejo. Orientação: Léia Cardenuto.

Esta monografia se propõe a olhar e compreender a relação terapêutica como um elemento não só importante, mas também essencial do processo terapêutico, atentando para os aspectos não-verbais da comunicação que nela ocorre, tendo como base a Análise Bioenergética, mas incluindo também o olhar da teoria das relações objetais, tendo em Winnicott uma importante referência, a teoria do apego de Bowlby e estudos da neurociência.

Esta monografia tem como objeto de estudo a utilização do toque em contextos terapêuticos, e como esta ferramenta pode ser útil na construção de caminhos que levam à conscientização emocional e ao desenvolvimento. Existem várias metodologias que aplicam o toque com o objetivo terapêutico. É preciso compreender o entendimento sobre o toque antes de aplicar uma metodologia dentro do consultório. Existem toques para carregar e para descarregar o sistema energético do cliente. Os toques variam quanto ao tipo, frequência, intensidade e método. 

O tema escolhido busca elucidar como a Análise Bioenergética pode contribuir para o desenvolvimento de um processo de Coaching.

Com este objetivo, a técnica de Coaching e alguns conceitos são apresentados para explicar seu funcionamento e buscar caminhos viáveis para um diálogo com a Análise Bioenergética. Após a exposição da técnica de Coaching, o estudo compara alguns aspectos conceituais entre as duas linhas para averiguar como a Análise Bioenergética pode ser aplicada na técnica. Chegando ao fim do trabalho, a Análise de Caráter e aplicação de exercícios corporais são abordados como as possibilidades encontradas para contribuir no processo de Coaching.